terça-feira, 18 de agosto de 2009

Atividades para Crianças na Faixa Etária de 2 a 4 anos

Repetir as atividades sugeridas para as crianças de 0 a 2 anos, aumentando o grau de dificuldade.






· Jogos de memória
· Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas)
· Rasgar papéis com as mãos.
· Amassar os papéis picados
· Confecção de colares
· Coordenar a tensão e o relaxamento muscular
· Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel
· Massinhas de modelar
· Argila
· Brincar de faz-de conta
· Traçar linhas, perfurar e costurar
· Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar
· Dançar
· Correr com e sem apoio
· Equilibar-se num pé só (3 segundos)
· Correr, alternando membros superiores e inferiores
· Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros
· Brincar com água, terra, argila, barro
· Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo
· Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado
· Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas
· Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente
· Observar e explorar o ambiente através do tato
· Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo
· Identificar cores
· Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc
· Rodinha para conversação (tapete de retalhos)
· Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos
· Morto-vivo (jogo)
· Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc
· Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial
· Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias
· Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir
· Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais
· Confecção de carimbos com batata, folha, flores e rolhas
· Exercícios para desenvolver a lateralidade
· Desenho espontâneo com lápis de cera
· Prática de respiração com exercícios de resistência
· Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas
· Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentçaão (histórias) às crianças
· Construção de peças
· Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos
· Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos
· Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
· Manipulação de material de sucata
· Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Um comentário: