sexta-feira, 18 de setembro de 2009

JOGOS PARA DIAS CHUVOSOS

Palmas de Papel
Idade: a partir de 5 anos
Tempo Aproximado: 5 minutos
Participantes: 2 ou mais
Material: uma folha de papel para cada participantes
Dificuldade: média
1. Os participantes ficam em pé formando um círculo, segurando uma folha de papel entre as palmas das mãos, que são mantidas juntas em sua frente.
2. Dado o sinal, todos começam a aplaudir, com cuidado para que a folha não caia no chão quando as mãos se separem.
É uma atividade de coordenação na qual os participantes deverão se concentrar em seus movimentos apesar da confusão que se forma.
3. Os participantes que deixam a folha cair retiram-se da brincadeira. Os outros continuam aplaudindo. O barulho é ensurdecedor.
4. A atividade termna quando resta somente um participante aplaudindo com a folha de papel entre as mãos. Normalmente, a brincadeira se repete.
Se eu fosse...
Idade: a partir de 5 anos
Tempo aproximado: 10 minutos
Participantes: 02 ou mais
Material: um relógio e os objetos que se encontram na casa
Dificuldade: média
1. Um dos participantes inicia a atividade dizendo: "Se eu fosse..." e acrescenta uma profissão, "carpinteiro, precisaria de..." e cita três objetos, por exemplo: "madeira, serra e pregos".
2. Os demais participantes dispersam-se pela casa procurando os materiais pedidos ou um substituto adequado. Uma vez encontrados os objetos, os participantes se reúnem diante do primeiro participantes.
Antes de começar a brincar é conveniente combinar os objetos que podem ser usados na brincadeira. A imaginação é o principal.
3. Para apresentar os objetos, os participantes dizem ao que lhes pediu: "como você é carpinteiro, nós lhe trouxemos madeira", mostrando-lhe, por exemplo, um lápis. A serra pode ser substituida por um pente e os pregos por pedaços de paus.
4. Se os objetos agradam ao participantes que é o carpinteiro, ele passa se papel ao participantes cujo objeto mais lhe agradou e a brincadeira se repete com uma nova profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário