sexta-feira, 4 de setembro de 2009

JOGOS PARA O RECREIO 2

Ponto e Cores
  • Idade: a partir de 6 anos
  • Tempo aproximado: 10 minutos
  • Participantes: 6 ou mais
  • Material: gizes de duas cores
  • Dificuldade: baixa

1. Os participantes são divididos em duas equipes. Se houver muito participantes, podem ser formadas mais equipes, acrescentando gizes de outras cores.

2. Nochão, são desenhadas duas circuferências concêntricas de meio metro e oito metros, respectivamente. Os participantes são postos, alternamente, ao redor da circuferência exterior.

3. Um participante por vez joga seu giz procurando fazê-lo ficar dentro do círculo pequeno. Também é válido com o laçamento, empurrar para dentro do círculo central um giz da própria equipe ou tentar empurrar para fora dele um giz da equipe adversária.

Para esta atividade, é necessário ter boa pontaria não somente para atirar os gizes, como também para conseguir deslocar aqueles colocados pela equipe contrária.

4. O objetivo do jogo é reunir o número máximo de gizes da cor da equipe no centro do círculo pequeno.

O Gato e o Rato

  • Idade: a partir de 8 anos
  • Tempo aproximado: 10 minutos
  • Participantes: 8 ou mais
  • Material: nenhum
  • Dificuldade: alta

1. Um participante será o rato e outro, o gato. Dos demais sairá um que conduzirá a brincadeira.

2. Todos, menos o gato e o rato, formam filas com os braços abertos toando-se com os dedos.

3. O gato começa a perseguição situando-se no lado oposto do quadrado, formado pelos companheiros, onde está o rato. O gato e o rato não poderão se mover fora dos corredores nem atravessar as fials.

Atividade de perseguição oriunda do Zaire, na qual a captura do rato é dificultada pelos demais participantes.

4. Dado o sinal do condutor, os participantes giram um pouco para a direita, mudando a orientação dos corredores.

5. Quando o gato captura o rato, novos participantes sãoe scolhidos e repete-se a perseguição até que todos tenham corrido.

Corrida de Revezamento com a Bola e Vassoura

  • Idade: a partir de 10 anos
  • Tempo aproximado: 30 minutos
  • Participantes: 6 ou mais
  • Material: uma vassoura para cada participante e uma bola por grupo
  • Dificuldade: alta

1. Os participantes dividem-se em dois grupos ou mais grupos e combinam o trajeto. Cada um recebe uma vassoura.

2. Os integrantes de cada grupo ficam ao longo do trajeto para receber a bola. Aqueles que situam-se na linha de saída mantêm a bola a seus pés.

3. Dado o sinal da arrancada, os primeiros saem empurrando a bola com a vassoura em direção à substituição.

Ao ter que conduzir uma bola com uma vassoura a nossa frente, a rapidez com que a perdemos, nós a ganhamos em forma de diversão. OBS.: Essa atividade propõe que o professor tenha o domínio da turma, para que não haja uma briga, ou os alunos se machuquem com a vassoura.

4. A bola vai sendo passada ao próximo participante do grupo até chegar ao final do percurso. O primeiro grupo que completar o percurso é o vencedor.

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